ECONOMIZAR ÁGUA É ESBANJAR INTELIGÊNCIA



Muita gente não se dá conta de que a água potável é um bem precioso, vital para a sociedade, mas finito.

Um bem que, se utilizado sem nenhum controle, pode futuramente até desaparecer do planeta.

Um bilhão e meio de pessoas no mundo já sofrem com a falta d'água.

Enquanto isso, tem gente que desperdiça, não usa a água de forma racional e, ainda por cima, não entende porque a conta vem tão alta no fim do mês.

 

É fácil descobrir se você é racional na hora de usar a água. Faça o teste abaixo. Depois é só ver as respostas e contar seus pontos.

Vamos lá....

1) Você lava o carro com:
a. uma mangueira
b. um balde

2) Você limpa a calçada com:
a. uma vassoura
b. um esguicho

3) Você rega as plantas com:
a. um balde ou regador, de manhãzinha ou à noite
b. uma mangueira, sempre que elas parecem meio murchas

4) Quando escova os dentes ou faz a barba você:
a. deixa a água escorrendo o tempo todo
b. fecha a torneira enquanto passa o creme de barbear ou escova os dentes

5) Lavando a roupa você:
a. deixa a roupa suja acumular e lava tudo de uma só vez
b. lava aos poucos, sempre que percebe que uma peça está suja

6) Para lavar os pratos você:
a. abre bem a torneira para limpar os restos de comida; depois, fecha meia volta enquanto ensaboa e enxágua os pratos
b. tira os restos de comida com uma escova; deixa a torneira fechada enquanto ensaboa os pratos e só abre de novo na hora de enxaguar

7) Usando o vaso sanitário você:
a. nunca usa o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro
b. joga toda a sujeira que pode no vaso sanitário, inclusive papéis e pontas de cigarro

8) Na hora do banho você:
a. orienta as crianças a seguirem seu exemplo e tomarem banho o mais rapidamente possível
b. deixa as crianças brincarem bastante no chuveiro durante o banho

9) Quando há um pequeno vazamento na sua casa você:
a. espera a coisa arrebentar de vez para chamar o encanador
b. chama logo o encanador

10) Quando vê um vazamento na rua você:
a. não faz nada, porque acha que não tem nada a ver com isso
b. liga gratuitamente para 195 e avisa a Sabesp o quanto antes

Agora conte seus pontos:

1) a. 0
    b. 1

2) a. 1
    b. 0

3) a. 1
    b. 0

4) a. 0
    b. 1

5) a. 1
    b. 0

6) a. 0
    b. 1

7) a. 1
    b. 0

8) a. 1
    b. 0

9) a. 0
    b. 1

10) a. 0
      b. 1

E descubra aqui se você é racional em relação ao uso da água:

De 9 a 10 pontos:

Parabéns! Poupar água é esbanjar inteligência. Continue usando a água de forma racional e colaborando contra o desperdício!

De 6 a 8 pontos:

Você está no bom caminho, mas ainda não chegou lá. Que tal ser um pouquinho mais racional e pensar sempre duas vezes antes de abrir a torneira? Faça a sua parte no combate ao desperdício, lendo as explicações abaixo!

De 5 a 0 pontos:

Que pena! Você vem usando a água de forma totalmente abusiva e com desperdício... Mas não desanime. Ainda há tempo! Releia atentamente as explicações abaixo e comece hoje mesmo a usar a água mais racionalmente. Afinal não custa nada evitar gastos excessivos e desnecessários. Mas pode custar muito ficar sem água!


hábitos mudados, vantagens para todos

Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água (casa)/80 litros (apartamento). No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira, enquanto escova os dentes, e ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água (casa)/79 litros (apartamento). Isso pode ser multiplicado pelo número de pessoas na casa e, depois, por 30 dias, para se ter uma idéia da economia.
Ao fazer a barba em 5 minutos, com a torneira meio aberta, pode-se chegar a gastar até 12 litros de água (casa)/80 litros (apartamento). Muita água seria economizada colocando um tampão na pia e fazendo do lavatório um tanquinho. Assim o gasto de água para fazer a barba cai para 2 litros.

Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros (casa)/243 litros (apartamento). Se fechar o registro enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo do banho para 5 minutos, o consumo cai para 45 litros (casa)/81 litros (apartamento).

No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos, com o registro meio aberto, são gastos 45 litros (casa)/144 litros (apartamento). Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros (casa)/48 litros (apartamento).

Lavando-se a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos, gastam-se 117 litros de água (casa)/243 litros (apartamento). Medidas práticas para gastar somente 20 litros:
1. Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo.
2. Coloque água na cuba até a metade para ensaboar. Enquanto isso, feche a torneira.
3. Coloque água novamente para enxaguar.

Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres (para 6 pessoas), gasta 40 litros (casa e apartamento). Por isso, o ideal é ser utilizada somente quando estiver cheia e não com poucos utensílios.

Lavar roupa numa lavadora com capacidade para 5 quilos, gasta 135 litros (casa e apartamento). Melhor seria ter o mesmo procedimento que com a lavadora de louças: só usar a máquina quando estiver com sua capacidade total.

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros (casa e apartamento). Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada. Depois, colocar a água para enxaguar. E que tal utilizar a água usada do tanque para lavar o quintal?

 

 
Um hábito é regar jardins e plantas durante 10 minutos, e com isso chega-se a gastar 186 litros de água. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros de água por dia.
Muita gente gasta até 30 minutos lavando carro. Com uma mangueira, não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com a torneira aberta meia volta, 560 litros. Mas se lavar o carro apenas uma vez por mês, usando um balde de 10 litros para molhar e ensaboar e, também, balde para enxaguar, pode-se chegar a um consumo de apenas 40 litros.

E tem ainda quem "varre"a calçada usando o esguicho. Em 15 minutos, lá se vão 279 litros de água. Para quê tanta lavação, se pode usar a vassoura, simplesmente, com o mesmo efeito?

Fonte - Universidade da Água